Gestão e Inovação transformam Indústria Nacional
A MELC é uma empresa 100% nacional dedicada à industrialização e comercialização de motopeças e acessórios, com 34 anos de mercado e pioneira na fabricação de carcaças de painel de motocicletas. O Grupo MELC vem diversificando os segmentos de atuação, criando novos negócios e novas marcas. Dentre elas destacam-se a LUMI MELC e a RETRO MELC. A primeira traz a linha de faróis e lanternas e a segunda a linha de retrovisores, atendendo todo o mercado nacional. São mais de 1500 itens na linha de produtos e clientes em todos os Estados brasileiros. Conta hoje com processos automatizados, robotizados e qualidade superior em relação ao mercado.
No início da pandemia, a empresa que estava em fase de criação de novos negócios, enfrentou a mudança de hábito dos consumidores e precisou se adequar à nova realidade, expandindo suas operações. A demanda por motopeças aumentou significativamente, em virtude do aumento da circulação de motoboys para todos os tipos de serviços. Com isso, a necessidade por orientação e apoio externo para estruturação se fez urgente e a Direção da empresa decidiu buscar apoio no mercado. Através de networking profissional, o Controller da empresa, Sr. Freiquis Silva buscou na região profissionais com experiência em gestão e principalmente no ramo plástico, encontrando então o Glauber Toldo, profissional da área com mais de 20 anos de experiência.
Começa então o relacionamento entre a i9 Startup de Negócios Ltda e o Grupo MELC, com foco em Gestão, Inovação e Operações. A contratação inicial para um diagnóstico nas operações resultou em mais de 60 sugestões de oportunidades e melhorias. Com o resultado em mãos, o Presidente da empresa Sr. Alexandre Saba decidiu pela revisão de processos industriais e logísticos para suprir a demanda crescente por seus produtos. “Logo após o início da pandemia nossa carteira de pedidos aumentou exponencialmente e decidimos buscar apoio para atender de forma rápida e direta as nossas necessidades. Foram 8 meses na primeira fase do trabalho, com resultados expressivos”, destaca Alexandre.
“O trabalho na área de logística com a implantação do WMS trouxe acuracidade ao estoque e atendimento mais rápido aos clientes. Em paralelo, o dimensionamento e adequação fabril exigiu aumento de capacidade produtiva na ordem de 60% e garantiu o fornecimento dos produtos ao mercado. Novos profissionais foram agregados à equipe, como parte da reestruturação proposta pela i9 em conjunto com o RH do Grupo, trazendo agilidade e mais profissionalismo para a operação. Orientações na metodologia de custos deram agilidade às negociações de matérias-primas em momento turbulento de mercado, com foco sempre no atendimento ao cliente. E as mudanças continuam em 2022, com novos trabalhos e muita novidade nessa parceria”, complementa Alexandre.